PALESTRA DE
OSVALDINA CESAR SOARES

TEMA: Narrativas Museológicas - Vivenciando a Museologia Social na Prática 

O e-mail com o link de acesso ao vídeo será enviado para o e-mail preenchido acima. Nossa política de privacidade garante que nós NUNCA iremos vender, alugar, dar ou divulgar seu e-mail para NINGUÉM. Após o cadastro você receberá um e-mail de confirmação. Somente após clicar no link de confirmação o conteúdo será enviado…
um pouco sobre a palestraNessa palestra Osvaldina Cesar Soares irá apresentar três ações desenvolvidas: uma no Museu Abelardo Rodrigues, outra no Centro cultural Solar Ferrão tenho como referencial a coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancardi e o Projeto Santos Juninos, realizado no Museu da Misericórdia.
João da Silva


                 CONHEÇA OSVALDINA CESAR SOARES




Museóloga, graduada pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Assume a coordenação do setor museológico do Museu da Misericórdia – Santa Casa da Bahia, desde abril de 2016.
Assumiu a coordenação geral do Museu Abelardo Rodrigues e Centro Cultural Solar Ferrão, DIMUS, IPAC, SECULT, de 2012 a 2016; Gerente de Museologia do Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery e Diretora Interina da instituição de 2010 a 2012; prestou consultoria na área de elaboração de projetos culturais para a Doc-Expõe Gestão Museológica e Documental, 2001 – 2009; exerceu a supervisão do Museu Tempostal – DIMUS/IPAC; assumiu a direção interina do Museu de Azulejaria e Cerâmica Udo Knoff, do Museu Tempostal e do Acervo de Arte Popular Lina Bo Bardi, equipamentos culturais vinculados à Diretoria de Museus do Estado da Bahia – DIMUS/IPAC, entre 2003 a 2009; Participou da elaboração do projeto conceitual: Plano Político e Pedagógico para os Museus do Estado da Bahia, 2007; exerceu a chefia do Setor de Documentação e Pesquisa do Museu Eugênio Teixeira Leal – Memorial do Banco Econômico, 1992 - 2001; assumiu a direção interina do Museu Eugênio Teixeira Leal – Memorial do Banco Econômico, 1997 a 2001; integrou a equipe de museólogos do Museu de Arte da Bahia, IPAC – Setor Documentação e Pesquisa, 1991 – 1992.
Artigos publicados: “O Caráter Científico da Documentação Museológica” – Revista TECBAHIA; “Medalhas da Coleção do Museu Eugênio Teixeira Leal” – Revista do Clube da Medalha / Casa da Moeda do Brasil; “Documentação Museológica” – Revista BIS / Banco Econômico S.A.; “Profetas: Mensageiros dos Deuses” – Revista BIS / Banco Econômico S.A.
Palestras Proferidas: “O Lugar Social do Museu” - Museu Regional de Juazeiro, BA, 1994; “Museus, significado e importância” – Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica / Escola Estadual Azevedo Fernandes, 2004; “Religiosidade Baiana e Patrimônio Cultural” – Colégio Emmanuel Kant, 2003; “Museus e Educação” – I Encontro de Coordenadores e Profissionais da Área de Educação no Museu – Santa Casa de Misericórdia da Bahia; “As Motivações dos Museus”, 2007 – IV Encontro de Coordenadores e Profissionais da Área de Educação no Museu – Santa Casa de Misericórdia da Bahia, 2010; “Herança Africana na nossa Cultura” – Centro Cultural Solar Ferrão, DIMUS, IPAC, 2014; “Breve História da Enfermagem”, Semana de Enfermagem no COREN Pernambuco, 2011; ”O MuNEAN e as ações socioculturais”, III Encontro Baiano de Museus, Ilhéus, BA, 2011; “Desafios da Documentação Museológica na Preservação da Memória” – MuNEAN, Museu Eugênio Teixeira Leal e Museu da Misericórdia, 2016.
Concedeu entrevistas de radio, televisão e jornais para divulgação das ações institucionais da Diretoria de Museus (Museu Tempostal, Udo Knoff, Museu Abelardo Rodrigues, Centro Cultural Solar Ferrão e Parque Histórico Castro Alves) e para o Museu da Misericórdia – Santa Casa da Bahia.

Feito com
Klickpages